Olá, vamos falar de um procedimento de manutenção sempre controverso: quando e se realmente é necessário a troca do fluido do câmbio automático. A necessidade da renovação da carga de todo o fluido do câmbio é real e imprescindÃvel para a conservação do mesmo, visto que o conjunto de componentes internos do conjunto sofrem tremendas pressões e podendo atingir  altas temperatura durante a utilização extrema. O fluido classificado como ATF e com aplicações indicadas por cada marca distinta, é sujeito a forte degradação ao atingir temperaturas superiores aos 80ºC. Então devemos estar atentos ao manual do veÃculo quanto aos perÃodos de quilometragem indicados e principalmente à indicação de uso severo. Muitas montadoras não especificam o perÃodo de troca do fluido, ou indicam uma quilometragem muito alta ou simplesmente que o fluido não precisa ser trocado durante toda a vida útil do câmbio. Devemos considerar  porém alguns fatores que deveriam interferir com estas informações: 1- Se o veÃculo trafega a maior parte de utilização e trecho urbano. 2- Se houve um super aquecimento do motor, visto que o mesmo radiador que faz o arrefecimento do motor também faz o do fluido de câmbio e este também sofre sobreaquecimento.3- se o veÃculo participa de competições ou uso em trilhas, o esforço é maior. Concluindo, o técnico deve averiguar além do nÃvel do fluido,quilometragem, também a sua coloração e cheiro caracterÃstico que é um indicativo do estado do mesmo. Quanto à s montadoras que não indicam ou contraindicam a troca, o detalhe é o seguinte: todo fluido ou óleo que trabalha em conjuntos de engrenagens e(no caso das transmissões automáticas ) discos de fricção e cintas, estão sujeitos a quebras das moléculas por extrema pressão e consequente alteração de sua viscosidade e capacidade de promover suas funções especÃficas. Portanto(opinião minha) desconfio.